O que é a Doenças de Chagas

Tripanossomíase é uma doença causada por protozoários do gênero. É uma doença parasitária que afeta o funcionamento do sistema cardiovascular.

O protozoário flagelado Trypanosoma cruzi é o agente causador da doença. Ele foi descoberto por Carlos Chagas em 1909, e o nome foi dado em homenagem ao epidemiologista brasileiro Oswaldo Cruz, que foi o descobridor da doença. A doença de Chagas é uma endemia é muito comum em países subdesenvolvidos com as estimativas de 12 milhões de infectados e de cerca de 50 mil mortes por ano nos estados unidos. É também chamada tripanossomíase americana.

Transmissão

É uma doença, o contágio é indireto, uma vez que requer um vetor de barbeiro ou Chupão. Existem mais de 300 tipos de insetos que podem transmitir a doença. Entre eles, podemos destacar, moscou, Rhodnius prolixus e Panstrongylus .

Este animal tem hábitos noturnos, e a noite sai de seu esconderijo para encontrar comida. Nesse momento, ocorre a transmissão da doença. Depois de sugar o sangue da vítima, o inseto defeca sobre a pele, eliminando as mais simples. Quando a pessoa coça o local, ou se há alguma ferida, mais simples de penetrar na pele e entrar na corrente sanguínea. Pode ocorrer também a transmissão do vírus através de sangue contaminado e durante a gestação, onde a mãe passa o protozoário para o filho. Outra forma menos comum de transmissão da doença através da ingestão de alimentos contaminados com o seu vector ou de seus dejetos trituradas (já foram registrados casos de infecção suco de cana-de-açúcar).

Os sintomas

Na fase aguda da doença, geralmente não há sintomas evidentes. Se você tiver os sintomas ocorrem de 5 a 14 dias após a picada do vetor e de 30 a 40 dias, em casos de infecção através da transfusão de sangue. Os sintomas da fase crônica da doença, se apenas o desconhecido, de 20 a 40 anos após a infecção original.

Estes sintomas são: febre, mal-estar, inflamação dos gânglios linfáticos, e hepatoesplenomegalia (aumento do fígado e do baço). Pode ocorrer, também, chagoma, que é uma inflamação no local onde o parasita penetrou. A derrota do coração – aumento do volume do coração, as alterações do ritmo abreviaturas mais comuns na fase crônica sintomática da doença.

Também pode ocorrer obrigações das meninges e do cérebro de um paciente. No Brasil, os adultos de 30 a 60 anos, de complicações no coração dos portadores da Doença de Chagas, a causa de morte muitas vezes, e também está associada com o aumento do número de implantes de marca passo e um transplante de coração.

O diagnóstico

O diagnóstico é realizado com a visualização de parasitas no sangue. Pode ser usado também para detecção de anticorpos no soro (indireta hemaglutinação indireta e Elisa, o teste que determina enzimas).

como é a doença do barbeiro de chagas

Existem também testes moleculares, que podem ser usados para confirmar a doença em qualquer fase.

Tratamento

O tratamento é realizado com o uso de benzonidazol. Este medicamento é distribuído através do SUS (Sistema único de Saúde) em casos agudos e crônicos. No entanto, ainda não há garantias de eficiência de um tratamento comum. Para retardar a evolução da doença, é muito importante uma boa alimentação e acompanhamento médico constante.

Prevenção

A prevenção é feita, tomando medidas para impedir que o inseto entra na casa e forma uma colônia. Na brecha do telhado e paredes devem ser removidos. Você também pode usar mosquiteiros, telas, para evitar que o inseto entre o vôo. Em caso de utilização de alimentos in natura, deve-se notar, se o mesmo não está infectado.

Bibliografia:

Soares, JL. Programas De Saúde. Editora Scipione

Tortora, Gerard J. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *